Formando jovens e novos talentos do jornalismo ambiental para cobrir temas críticos da biodiversidade
Com os efeitos da degradação ambiental se tornando cada vez mais evidentes, o jornalismo ambiental de alta qualidade é mais importante do que nunca. Mas, assim como o setor jornalístico como um todo, a reportagem ambiental tem sido afetada por mudanças nos modelos de negócios que reduziram a disponibilidade de recursos para reportagens, diminuindo a liberdade de imprensa em muitos países e as oportunidades de entrada na carreira. Essas questões são especialmente graves em locais que sofrem o impacto das mudanças climáticas, a perda de biodiversidade, a destruição da natureza e as ameaças contra povos indígenas e comunidades locais.
Como resposta, a Mongabay criou o Programa de Bolsas de Jornalismo Ambiental Y. Eva Tan. O programa oferecerá oportunidades para jornalistas de áreas de grande biodiversidade em países tropicais reportarem sobre questões ambientais críticas, obtendo formação, experiência e credibilidade valiosas que os ajudarão a avançar nas suas carreiras em jornalismo e comunicação. Em última análise, o nosso objetivo é que os bolsistas se integrem à nossa crescente rede global como colaboradores regulares da Mongabay. [Veja as histórias dos bolsistas: Inglês | Espanhol]
O programa
As bolsas baseiam-se no programa de estágios da Mongabay, que tem ajudado a reforçar a capacidade dos jornalistas ambientais num campo em que essa experiência pode ser difícil de adquirir. Iniciado em 2008, o programa tem proporcionado formação e experiência de reportagem a dezenas de jornalistas em ascensão em mais de uma dúzia de países. Os estagiários da Mongabay seguiram carreira como jornalistas, profissionais de comunicação em instituições científicas e ONGs de conservação e na própria Mongabay.
De 2026 a 2028, o Programa de Bolsas Y. Eva Tan apoiará até seis bolsistas de língua portuguesa por ano no nosso Bureau Global. Para obter informações sobre outros grupos específicos de idiomas, consulte a página da Mongabay Global.
Os bolsistas ganharão experiência valiosa trabalhando com editores de língua portuguesa para criar um portfólio de publicações originais que os ajudará a avançar nas suas carreiras. Durante o programa, os bolsistas desenvolverão suas competências em reportagem ambiental, desde o básico de gerar ideias para matérias, apresentar propostas, encontrar e entrevistar fontes e redigir notícias, até questões atuais em ética jornalística, segurança e proteção. Também aprenderão sobre uma variedade de temas, como florestas, oceanos, vida selvagem, agricultura, indústrias extrativas e as relações entre pessoas, cultura e natureza. Além do apoio editorial prático da equipe da Mongabay em todas as etapas do processo de publicação, os bolsistas também aprenderão uns com os outros e construirão redes de apoio para futuras oportunidades de emprego.
Sobre Y. Eva Tan
Eva é apaixonada pela igualdade entre todos os seres humanos e pela conservação dos habitats naturais, não só da fauna, mas também da flora. Ela é particularmente sensível à criação de oportunidades para todos, independentemente da origem nacional, etnia e capacidade.

Logística
A bolsa de estudos em língua portuguesa de 2026 ocorrerá de 1 de junho a 30 de novembro. O prazo de inscrição para a turma de 2026 está encerrado.
Esta bolsa será ministrada inteiramente em português. É necessário ter fluência em português; não são exigidos nem esperados conhecimentos de outras línguas.
Cada bolsista receberá US$ 500 por mês durante os seis meses da bolsa, ou US$ 3.000 no total. Durante esse período, os bolsistas trabalharão diretamente com os editores para produzir matérias. Eles terão a oportunidade de colaborar com editores de língua portuguesa da Mongabay, incluindo especialistas de diferentes áreas.
Ao longo do programa, cada bolsista deverá dedicar 10 horas por semana e produzir, em média, uma matéria por mês em português para ser publicada no site da Mongabay.
O trabalho é remoto — a Mongabay não possui escritórios.
Requisitos
- Os candidatos devem ser fluentes em português e provenientes de um país tropical de língua portuguesa de renda baixa a média-alta, conforme classificação do Banco Mundial. Os países elegíveis são: Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
- Os candidatos devem ser jornalistas ambientais em início de carreira e com aspirações profissionais. Aceitamos, com especial interesse, candidatos com identidades e origens sub-representadas no jornalismo.
- Os candidatos devem ter disponibilidade para trabalhar 10 horas por semana remotamente.
- Não há pré-requisitos educacionais para se candidatar ao programa. A bolsa não está vinculada a nenhuma universidade.
- Todos os documentos de candidatura devem ser apresentados em português.
- Todos os materiais devem seguir as diretrizes do formulário de inscrição e as listadas abaixo; as inscrições que não seguirem as diretrizes serão desclassificadas.
Experiência e qualificações desejadas / Critérios de avaliação
- Conhecimento básico e interesse em reportagem e redação de artigos jornalísticos;
- Demonstrar interesse em questões de conservação e em jornalismo ambiental como carreira;
- Talento na escrita e capacidade de identificar quais informações são dignas de notícia;
- Competências comprovadas em comunicação;
- Capacidade para cumprir todos os requisitos da bolsa e dos planos de reportagem.
Requisitos de candidatura
No formulário de inscrição, será solicitado que você preencha informações básicas de contato, responda a algumas perguntas sobre os seus interesses e envie os seguintes documentos:
- Currículo (entre 1 e 2 páginas)
- Carta de apresentação (máximo de 1 página) apresentando-se e respondendo:
- Como o jornalismo ambiental se encaixa nos seus objetivos de carreira?
- Por que a Mongabay deveria selecioná-lo para esta bolsa?
- Uma amostra de texto em estilo jornalístico (publicado ou não) que reflita o seu melhor trabalho e as suas melhores competências (de preferência, relacionado com conservação ou ambiente).
Processo de seleção
A seleção será feita por uma equipe interna da Mongabay, e os candidatos receberão uma notificação sobre o status da sua candidatura pelo menos três semanas antes do início do programa. As candidaturas serão analisadas continuamente, portanto, envie a sua o mais cedo possível.
Para mais informações sobre o programa de bolsas em Língua Portuguesa, entre em contato com Samanta do Carmo pelo e-mail samanta@mongabay.com.
Imagem do banner: Em Angola, a coordenadora do projeto, Mona Bunga, instrui a monitora de biodiversidade Teresa Sakata sobre como usar um tubo de turbidez para medir a qualidade da água em um riacho que flui de uma área restaurada da Floresta Afromontana. Imagem de Ryan Truscott para Mongabay.